segunda-feira, 16 de julho de 2007

A exposição de Braga


Ehehe, no passado dia 18 de Novembro fomos (eu, uma grande amiga, a Helena Calado e o seu filhote) á 6ª E.C. Nacional de Braga, organizada pelo nosso Clube Português de Canicultura!


Estava tudo prontinho a sair de casa às 4 h da manhã. A noite cerrada criava um clima frio mas de muito entusiasmo, após algumas horas de viagem e de paragens em diversas estações de serviço, o Sol lá entendeu nascer e iluminar o grande dia que tínhamos pela frente.

Chegámos ao centro de Braga por volta das 8h e tentámos descobrir por entre aquelas ruas não muito identificadas o parque de exposições! E lá estava o dito! Apertámos os fechos dos casacos, enfiámos os barretes e lá ganhámos coragem para enfrentar aquele frio!

Ainda estava tudo fechado então "demos uns dedinhos de conversa" com outras pessoas que também esperavam a abertura.


Uma vez aberto fomos em busca dum sítio e montámos o "estáminé"! Tomámos o pequeno-almoço e iniciámos os treinos de passagem no ringue, foi então que soubemos que tudo tinha atrasado, assim os pastorzinhos só passariam lá para o fim da manhã e os goldens ao principio da tarde! Em fim, treinámos e vimos os números concebidos pela Polícia que levara os seu cães agentes :-) para mostrar o seu trabalho e qualidades !





A fome apertava e o belo do almoço esperava-nos, lá comemos e FINALMENTE começaram os julgamentos dos Australian! Uma penteadela aqui um brilhante ali, tudo lindo e cheiroso, vamos lá ver como se portam!

Primeiro entrou o menino blue, e boa, ganhou o CAC! Boa Teco parabéns!
De seguida a princesinha red, e linda como é conseguiu 1 º Exe e Melhor fêmea raça, parabéns Angi!
Mais alguns minutos de espera e de escovagens no pêlo da Golden mais linda da exp. que se foi estriar e foi avaliada em Muito Bom, good girl, Bri!
Falta ainda dizer que também levámos o papá Brad, que foi alvo de muitas festas e perguntas, era um autêntico poço de mimos!

Depois da fase da tarde arrumá-mos a tralha e fomos ter com o nosso convite de dormida na casa de umas pessoas espétaculares! Chegámos então á quinta do tal casal criadores de Rough Collies que nos prepararam um prato da casa, Chilli, hum que bem que soube! O sono chegáva e o cansaço fez com que nos fossemos deitar rapidamente! Dormir.......ao pé da lareira........que bom!

Na manhã seguinte, depois do pequeno-almoço visitámos o canil da quinta rapidamente e tivemos de ir embora, pois já se fazia tarde e tínhamos uma viagem pela frente!

Foi um dos melhores fins-de-semana que já vivi! Foi mesmo muito giro! Obrigado ao excelente casal que nos acolheu, á Helena que me levou e ao Gabriel que me enterteu!






domingo, 15 de julho de 2007

1º Handling


Foi me proposta uma nova experiência, o Handling!
O Handling consiste em passar e expor cães nos ringues ( nas exposições de Canicultura).

Após alguns treinos, estava inscrita no Campeonato de Jovens Apresentadores 2007, na 110º Exposição Canina Internacional de Lisboa.O momento tinha chegado, passava pouco mais das 3h da tarde quando se reuniram todos os jovens apresentadores inscritos, o nervosismo estava-me a consumir, não sabia bem o que ia encontrar, "Será que vou conseguir passar sem me entortar? E se caio'? Será que vou conseguir expor um Pastor Australiano?" estas eram algumas das questões que me passaram na cabeça até que me disseram:"Sabes qual é o segredo? Vai para o gozo, vai na brincadeira! Observa os outros e aprende! ", fiquei tranquila enquanto me senti acompanhada até entrar no ringue, falei com muitas raparigas que lá estavam á espera para entrar e todas elas me aconselharam,foram realmente "porreiras".
"E agora vamos conhecer a Ana Pombeiro, 14 anos que apresenta um Pastor australiano...", foi naquele momento que tudo passou o nervosismo, o medo , simplesmente deixei-me ir e esforcei-me ao máximo para conciliar tudo, o trote, o corpo , o cão, o alinhamento das patas, etc.



Passei, coloquei-me em posição e disse baixinho para a Angel (a Australian shepherd que eu estava a apresentar): "Posição!" , alinhei as patas e agarrei na coleira ao cimo da cabeça, a sra.juíza chegou e perguntou-me "Qual é o grupo do teu cão?", aí é que foram elas, eu não fazia a mínima ideia (estava neste mundo há muito pouco tempo ta? lool)do número mas sabia o nome, então respondi: "Pastores." então a sra.juíza deu meia volta e continuou a questionar os outros concorrentes. Depois de estar terminada aquela fase passou á seguinte, os exercícios, chegou a minha vez e fiz um "L", correu bem, depois de fazer tudo o que era necessário posicionei-me e observei os outros!



Os nomes da pré-selecção escoaram pelas colunas, mas o meu não entrou! Apesar de não conseguir nenhum título, levei para casa uma óptima experiência e uma grande vontade de continuar a pratica-lo.





História de vida

Ariel (leão de Deus) Cookie, era o nome do meu menino mais pequenino.

Nasceu numa manhã de primavera com mais quatro Golden Retrievers iguais a ele.

Teve em tempos uma mamã e uma dona espétaculares que sempre fizeram tudo para que ele e os seus maninhos se sentissem bem, porém como eram muitos cachorrinhos, foram distribuídos por famílias responsáveis e amorosas.
Faltava pouco mais do que quatro dias para a grande viagem, quando adoeceu. Inicialmente parecia uma doença de menor importância e foi tratado como tal.

O grande dia tinha chegado e depois de uma longa viagem fomos ao veterinário, lá nada de especial nos foi dito, era aparentemente uma Gastoentrite ( e por isso nada de grave).
Foi acolhido com muito amor e dedicação pela nova família, todos aqui em casa se empenharam para que ele recuperasse mas infelizmente não resistiu e faleceu no colo duma dona destroçada que nunca vai esquecer aquele momento, ainda hoje não sabemos o que o matou...
Sei que foi muito feliz enquanto viveu e que posso pedir mais?? É o final de todos os nossos companheiros, mas este foi levado cedo de mais...
(10.03.2007-05.05.2007)





sexta-feira, 13 de julho de 2007

Família


Nesta família, todos se preocupam com o bem-estar e a felicidade destes animais fascinantes, sempre em busca de novas experiências e desafios, o espírito aventureiro paira no ar da nossa casa.




Embora com projectos de expansão, neste momento só temos 2 membros canídeos, venha conhece-los.




Boris, o bruto


O típico rafeiro que gosta de correr loucamente e fazer xi-xi em tudo o que é canto! É o nosso bebé GRANDE!





Independente e dominante são algumas das características deste meu rapagão, todavia tem um lado meigo e carente. Adora comer, dormir e estar ao pé da sua dona. Uma das suas paixões é caminhar e caçar os inocentes animais que aparecem no quintal.
Detesta ser escovado e separado da sua mana Laika, é um sacrifício quando o temos de fazer.



Resgatado do canil municipal onde nascera, cresceu forte e saudável e é agora o menino de 30kg lá de casa!







Raça: SRD (Sem Raça definida)















Laika, a "loba"


O orgulho da família! A nossa roedora de serviço...


Doce, meiga e delicada são qualidades desta minha "loba", o espírito de matilha ainda está muito presente nela e por isso tem "muito trabalho em cima" para que esteja bem definido quem é que é o "líder" lá de casa!



A sua inteligência e cooperação fazem com que seja gratificante e harmonioso treina-la, aprende tudo num instante!


.
A sua verdadeira paixão são as crianças, com quem ela é o mais protectora e delicada possível, também não dispensa uma caminha com o seu mano Boris! Detesta ser deixada em casa e sei que se porta muito mal na minha ausência!


.




A sua história começa com a irresponsabilidade de um qualquer dono (se é isso que podemos chamar) que abandona esta cadelinha com pouco mais de 3 meses, felizmente tomamos conhecimento e adoptámos a nossa lindona para sempre.







Raça: X husky (X= Cruzada de/ arraçada de)


quinta-feira, 12 de julho de 2007

Galeria


GALERIA
Laika & Boris









20ª Exposição Internacional de Elvas












A treinar a minha afilhada



Nome do exemplar: Alina da Casa Calado

Prop: Liliana Veríssimo


110ªexp.de Lisboa-campo grande

A minha estreia nos Jovens Apresentadores





Na exposição Nacional de Braga






Um cão chamado Boris








Na passagem de Ano





















Numa linda manhã de sol









































Descanso matinal, depois de um boa caminhada




Mas que sono!






Ouviu qualquer coisa...



É melhor ir ver o que é!



Hum, uma ajudinha nas limpezas?




Sempre que podem, JARDIM!!!!!






Uns pequeninos tesourinhos


Um grande beijinho para estes meus "afilhados" que acompanhei desde do momento em que nasceram! Boa sorte a todos eles !