domingo, 22 de fevereiro de 2009

Importância de dar uma boa alimentaçao- Ração

Para que os nossos amigos estejam saudáveis e fortes é preciso que se alimentem convenientemente, essa alimentação passa pela administração de uma boa ração .


A ração:








De fácil administração e compra, para além de alimentar e de fornecer todas a necessidades de um cão, desempenha um papel de limpeza dos dentes ( se for uma boa ração).





Na escolha da ração devemos ter em conta a sua constituição, existem no mercado várias rações de várias marcas e preços e por vezes sentimos-nos indecisos em qual escolher!





Como ler a lista de ingredientes?

Como já deve ter reparado é obrigatório em todos os produtos, neste caso rações, trazerem uma lista com a sua constituição, essa lista tem uma forma de ser interpretada, o primeiro ingrediente é o que se encontra em maior abundância, portanto um dos mais importantes.




As rações indesejáveis são facilmente detectáveis, todas aquelas que começam com: 'Cereais' e 'Subprodutos de Origem animal/vegetal', são baixas em nutrientes, calorias, vitaminas; contêm imensos cereais potencialmente alérgicos e muita pouca carne(muitas vezes ausência dela). E como animais carnívoros que são (ou eram quase exclusivamente desde as suas origens) precisam de carne e /ou peixe para se manterem. Estas rações fazem os cães ter de ingerir quantidades imensas para se sentirem satisfeitos, e consequentemente as suas fezes serão muito grandes e desreguladas. Mais um dos pontos negativos destas alimentações é o facto de não especificarem os creiais introduzidos, apenas dizem 'Cereais', mas não sabemos que tipo de cereal lá se encontra!








As boas rações especificam sempre o que lá têm. O primeiro ingrediente deverá ser 'Farinha de Frango'ou 'Carne de frango Desidratada', o segundo poderá ser 'Arroz' e assim por diante a ração deverá conter 'Polpa de Beterraba', 'Óleo de Salmão', 'Tomate', 'vitaminas', 'gorduras de aves' , 'Polpa de Beterraba' , entre outros (sendo alguns ingredientes variáveis de marca para marca). Esta alimentação proporcionará uma vida saudável, adequada e com certeza que as contas no veterinário não serão tão extensas!






É importante que escolha uma ração adequada á idade e tamanho do seu cão.







Idades e Tamanhos:



Dentro de uma boa ração podemos ainda seleccionar uma ração mais adequada á idade e tamanho do seu cão.




Ração para Puppies:

Os cachorros precisam de mais energia, nutrientes e vitaminas que os adultos, pois estão em fase de crescimento, assim não deve ser retirada a ração Puppy antes de estar completo o seu crescimento.






Ração para Puppies Smal Breed



Próprio para cachorros de raças pequenas, que têm um crescimento muito rápido e portanto precisam de uma alimentação rica em proteínas, glúcidos e lípidos.











Ração para Puppies Large Breed

Apropriado a cachorros de raças grandes ou muito grandes, necessitam um teor energético controlado e um teor moderado de matérias gordas para a ossificação do esqueleto e formação das cartilagens e articulações.



Ração para Adultos

A chamada "normal", apropriada a cães adultos com normal funcionalidade do seu organismo e em bom estado de forma.


Ração para Maduros


Os cães já com bastante idade deverão ingerir menos calorias para manterem o seu peso e saúde, esta variedade dará uma alimentação mais apropriada.


Ração Light

Para cães com tendência para a Obsidade como é exemplo as raças robustas.


Ração Large Breed

Para cães adultos de grande porte, que têm uma necessidade de formar grandes estruturas ósseas e articulares.











Ração Small Breed


Para cães adultos de raças pequenas que têm uma boca pequena e precisam portanto de rações mais pequenas para facilitar a sua assimilação.









A alimentação é um processo muito importante, pelo que devemos tentar proporcionar-lhe uma de qualidade e adequada, mesmo que isso implique alguns esforços económicos!



Deixamos aqui a marca com que trabalho, com excelentes resultados!





http://www.calibra.com.pt/



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

6ª E.C. Nacional das Caldas da Rainha







O dia começou ás 5 e 45 da manhã com a preparação da viajem. Partimos á 7h em ponto rumando em direcção á terra da nossa querida Laura. Por volta da 8h30m estavamos a tomar o pequeno-almoço num café em frente do recinto.



Após o ritual de: arranjar espaço/"arrumar" cães/levantar nº e catálogo inicei o meu dia como Jovem handler. Começando por levar a ringue o já conhecido orelhudo Basset Hound (Lawry, de Laura Torster) ganhando a classe. De seguida apresentei um belíssimo golden (Sebastião, de Bruno Castro) ganhando os machos; uma cachorrinha Labrador preta (Kiki, de Bruno Castro)ganhando os cachorros, uma Cavalier ( Xica, de Bruno Castro) ganhdo de novo os cachorros, uma weimar de pêlo curto (Mia, de Bruno Castro) conseguindo o apuramento para o Jovem Promessa Fêmea e por fim a minha Safirocas que ganhou os cachorros também.

Á tarde consegui com a Xica o 2º Lugar no grupo 9 (cachorros ) e de novo o 2º Lugar no grupo 7 (cachorros) com a minha Safira.


Foi um dia de extrema agitação, treinos e trabalho mas não deixei de me divertir bastante na companhia da minha mãe, da Laura, da Rita do Diogo e das meninas Caissotti, do Bruno Castro e da criadora de weimars do Canil Mãe D'Água. Foi um dia muito bem passado!