A ração:
De fácil administração e compra, para além de alimentar e de fornecer todas a necessidades de um cão, desempenha um papel de limpeza dos dentes ( se for uma boa ração).
Na escolha da ração devemos ter em conta a sua constituição, existem no mercado várias rações de várias marcas e preços e por vezes sentimos-nos indecisos em qual escolher!
Como ler a lista de ingredientes?
Como já deve ter reparado é obrigatório em todos os produtos, neste caso rações, trazerem uma lista com a sua constituição, essa lista tem uma forma de ser interpretada, o primeiro ingrediente é o que se encontra em maior abundância, portanto um dos mais importantes.
As rações indesejáveis são facilmente detectáveis, todas aquelas que começam com: 'Cereais' e 'Subprodutos de Origem animal/vegetal', são baixas em nutrientes, calorias, vitaminas; contêm imensos cereais potencialmente alérgicos e muita pouca carne(muitas vezes ausência dela). E como animais carnívoros que são (ou eram quase exclusivamente desde as suas origens) precisam de carne e /ou peixe para se manterem. Estas rações fazem os cães ter de ingerir quantidades imensas para se sentirem satisfeitos, e consequentemente as suas fezes serão muito grandes e desreguladas. Mais um dos pontos negativos destas alimentações é o facto de não especificarem os creiais introduzidos, apenas dizem 'Cereais', mas não sabemos que tipo de cereal lá se encontra!
As boas rações especificam sempre o que lá têm. O primeiro ingrediente deverá ser 'Farinha de Frango'ou 'Carne de frango Desidratada', o segundo poderá ser 'Arroz' e assim por diante a ração deverá conter 'Polpa de Beterraba', 'Óleo de Salmão', 'Tomate', 'vitaminas', 'gorduras de aves' , 'Polpa de Beterraba' , entre outros (sendo alguns ingredientes variáveis de marca para marca). Esta alimentação proporcionará uma vida saudável, adequada e com certeza que as contas no veterinário não serão tão extensas!
É importante que escolha uma ração adequada á idade e tamanho do seu cão.
Dentro de uma boa ração podemos ainda seleccionar uma ração mais adequada á idade e tamanho do seu cão.
Ração para Puppies:
Os cachorros precisam de mais energia, nutrientes e vitaminas que os adultos, pois estão em fase de crescimento, assim não deve ser retirada a ração Puppy antes de estar completo o seu crescimento.
Próprio para cachorros de raças pequenas, que têm um crescimento muito rápido e portanto precisam de uma alimentação rica em proteínas, glúcidos e lípidos.
Apropriado a cachorros de raças grandes ou muito grandes, necessitam um teor energético controlado e um teor moderado de matérias gordas para a ossificação do esqueleto e formação das cartilagens e articulações.
Ração para Adultos
A chamada "normal", apropriada a cães adultos com normal funcionalidade do seu organismo e em bom estado de forma.
Ração para Maduros
Os cães já com bastante idade deverão ingerir menos calorias para manterem o seu peso e saúde, esta variedade dará uma alimentação mais apropriada.
Ração Light
Para cães com tendência para a Obsidade como é exemplo as raças robustas.
Para cães adultos de grande porte, que têm uma necessidade de formar grandes estruturas ósseas e articulares.
Para cães adultos de raças pequenas que têm uma boca pequena e precisam portanto de rações mais pequenas para facilitar a sua assimilação.
A alimentação é um processo muito importante, pelo que devemos tentar proporcionar-lhe uma de qualidade e adequada, mesmo que isso implique alguns esforços económicos!
Deixamos aqui a marca com que trabalho, com excelentes resultados!
http://www.calibra.com.pt/