quinta-feira, 5 de março de 2009

Ser Handler é...

Recebi um convite para elaborar um texto onde direi o que é para mim ser handler.. Com a ajuda das queridas Laura Torster e Catarina Alves, a quem deixo um grande e carinhoso beijinho, este texto será enviado por via e-mail numa newsletter.

Aqui vai:

Desde muito nova que, quando me pediam para desenhar algo de que gostasse, desenhava nas folhas brancas de papel uns rabiscos que dizia ser um cão. Sonhava ter um cão. Aos 6 anos de idade vi formada a primeira matilha com quem partilhei parte da minha vida, constituída por uma linda Caniche branca (Withy), um Pointer (Bolinhas) e um Pastor Alemão (Rex). Passei pouco tempo da minha vida sem ter um cão, mas foi apenas há 3 anos que tudo começou a tomar forma e consolidei então o meu desejo de trabalhar com estes animais, que sem dúvida sempre preencheram o meu pensamento.















Foi então que descobri as exposições. Sentava-me à beira dos ringues e sonhava um dia poder pisar aquela alcatifa com um cão. E tal aconteceu há 2 anos! Desde então tenho aprendido bastante e tentado melhorar dia após dia.






Um “Handler” é uma pessoa que apresenta um cão nos ringues das exposições caninas. Existem os “handlers” amadores, os profissionais e os jovens (ou juniores, que são os aprendizes). Assim, esta pessoa deve treinar o cão, conhecê-lo e criar laços de amizade e cumplicidade com o mesmo.
Para mim ser “handler” (jovem “handler”) é muito mais que estar dentro de ringue; é poder sentir a amizade, o companheirismo e amor por estes animais; é poder sorrir profundamente quando um cão que apresento fica contente apenas por olhar para mim, ou por estar a trabalhar comigo.







Um “handler” não se pode preocupar apenas em ver se o cão está perfeitamente posicionado mas também se está confortável, pois em primeiro deverá estar o bem-estar do animal, mesmo que isso implique retirar-me de ringue nalguma circunstância desconfortável!






Adoro o que faço e apesar de ser uma estudante tento conciliar ambas as coisas (o que não é fácil). Passo muitas horas a treinar e tratar dos meus cães e de outros cães que treino e sinto que aproveito ao máximo cada minuto do meu dia. Para quem pensa que “handling” é uma tarefa fácil engana-se profundamente, pois para podermos ver cães bem apresentados é preciso muito trabalho e estudo antes! Neste momento sou um júnior “handler” em evolução permanente e quero continuar a aprender com os profissionais e entendidos no assunto, pois tenho ainda muito para aprender!








É uma dádiva poder partilhar a minha vida com a minha “criançada”, são os melhores amigos que alguém poderá ter! Para mim ser “handler” é conciliar dois mundos tão diferentes que se completam tão perfeitamente, o mundo Humano e o mundo Canino!"





















5 comentários:

Ana Baldaia disse...

não posso estar mais de acordo!! :)
Só quem está neste mundo é que consegue alguma vez imaginar o quando é de especial, fascinante e maravilhoso o trabalho com o melhor amigo do homem!
Parabens AnA!!
adoro-te... bjs grandes e boa sorte!

Unknown disse...

Não podia ter saído melhor!
O seu texto descreve perfeitamente a relação positiva cão/homem.
Foi uma honra ter um texto destes na nossa newsletter.
Obrigada Aninha.

Anónimo disse...

Olá.
Antes de mais parabéns pelo trabalho desenvolvido, gostei de ver. Gostava que a minha filha de 11 anos tivesse uma formação para ser handler. Onde é que posso procurar informação sobre o assunto.
Qual é a possibilidade de representar o meu canil em algumas concursos. Sou criador de Beagle e gostava de “valorizar” o canil.
www.larasago.com -

Anónimo disse...

Olá,tudo bem?
me chamo Gutemberg,participarei pela primeira vez de um dog show, em João Pessoa, com meu filhote de Sharpei chama-se Shan, nunca fizemos nada parecido, gostaria de saber se vc tem dicas de como fazer uma apresentação ao menos razoável, meu dog é lindo mas vamos precisar de um mínimo de jeito para apresentação,
por favor, nos ajude!
Muito obrigado,
grande abraço,
Gutemberg
meu email. lugutte@hotmail.com meu orkut Gutemberg Guto

Anónimo disse...

Onde posso receber mais informção para ser handler? Aqui fica o meu mail: karolthmanzini@hotmail.com