domingo, 3 de agosto de 2008

Weimaraner Langhaar



Originário da Alemanha, o Bracco de Weimar de pêlo comprido pertence ao grupo 7: Cães de Parar; Secção 1.1. Cães de Parar Continentais tipo Bracco. Criado no primeiro terço do século XIX na Corte de Weimar, onde se concebeu um cão de caça versátil com uma pelagem incrível que deixava todos espantados, é sem dúvida uma das mais antigas raças alemãs.


Esta raça possui um pêlo suave e comprido, com ou sem sub-pêlo, liso ou ligeiramente ondulado. Este atinge 3 a 5 centímetros, sendo maior na parte inferior o pescoço, antepeito e abdómen. A sua cor pode variar entre cinzento-prateado, cinzento-corço, cinzento-rato e todas as tonalidades intermédias. Duas escovadelas por semana são suficientes para manter o pelo e pele saudável, não deve estar muito exposto ao sol para que não fique queimada.

A altura destes cães varia entre 59 a 70 nos machos e 57 a 65 nas fêmeas.

Esta variedade de pêlo comprido surgia muito esporadicamente nas ninhadas de pêlo curto e não eram muito apreciados, mas actualmente é lhe reconhecida a sua beleza e elegância mesmo assim na maioria dos países é estritamente proibido o cruzamento entre as duas variedades( sendo o gene de pêlo curto dominante).

Em termos de carácter são semelhantes aos de pêlo curto sendo estes mais calmos e tranquilos, a necessidades de exercício é elevada gostando de trabalhar mas sossegado em casa. É chamado "cão-velcro", pois só liga ao dono, ignorando na maioria das vezes todas as outras pessoas. Também tem a alcunha "The Grey Ghost", "O Fantasma Cinzento" por causa da sua pelagem cinzenta que o faz desaparecer nas sombras ou no anoitecer. é um cão teimoso e tem de saber que é o Dono o Líder desde logo que chega a casa!

Com as crianças é um companheiro com quem assume uma postura de protecção e paciência, sendo as fêmeas as mais indicadas para este convívio. O seu instinto de caçador leva-o a oferecer passarinhos e ratinhos aos seu donos como prenda, mas é preciso ensinar-lhe a respeitar os animais dentro de casa!



Aqui fica resumidamente a raça que me deixa completamente apaixonada...
Fotos no artigo:
Exemplar: Aisha of windy spot
De Raki's Place

7 comentários:

Rita Caissotti disse...

E o mais engraçado é que sabes a "lição toda"!!Bem dizias que ias aprender tudo o que houvesse para aprender sobre a TUA raça!já estou a ver a Safirocas a passear-se pelos recintos das exposições he he!Parabéns para ti,linda agora que vais ter a tua menina!

Juniores Handler's disse...

Ai vou ter tantas saudades sim porque ela era minha foi sempre o meu cachorro de eleição igual á mãe...
Fogo mas sei que contigo tudo vai ficar bem e eu de vez em quando tou umas visitinhas...Para matar as saudades mas isso não impende de cá vires a casa( tu e a Rita)...

Rita Caissotti disse...

No que depender de mim Raquel,vai a Ana e a Safira!Sempre que quiseres e der para combinar claro!

Unknown disse...

Pense na "Safirocas" como mais um passo que vai dar em sua vida.
Pense que a vida é um grande processo de aprendizagem e não podemos perder oprtunidades de estar sempre a aprender e seguir em frente.

Go ahead menina!!!!!

Ana Pombeiro: disse...

Oh Raques podes SEMPRE cá vir matar saudades dela tu e o reto da famelga :D serão todos bem vindos!
Eu vou fazer tudo por ela para que seja saudavel e feliz!
Beijinhos adorote miuda!

Ana Pombeiro: disse...

A Rita é uma pessoa 100 estrelas n achas Raques????

Juniores Handler's disse...

Mais a rita é uma pessoa fantastica sem palvaras